domingo, 12 de julho de 2009

Química Orgânica...



É extraordinária a importância tecnológica da Química Orgânica. É a química dos corantes e produtos farmacêuticos, do papel, e da tinta de escrever, das tintas, vernizes e plásticos, da gasolina e da borracha; dos produtos com que nos alimentamos e do nosso vestuário.

A Química Orgânica é fundamental para a Biologia e para a Medicina. Excluída a água, os organismos vivos estão formados principalmente por compostos orgânicos: as moléculas da "Biologia Molecular" são moléculas orgânicas. A nível molecular a Biologia é Química Orgânica.

Não será exagerado afirmar-se que vivemos presentemente na Idade do Carbono. Praticamente todos os dias os jornais nos falam de colesterol e gorduras insaturadas, de hormonas do crescimento e esteróides, de inseticidas e feromonas, de substâncias carcinogênicas e agentes quimioterapêuticos, do DNA e dos genes. Há guerras por causa do petróleo. As duas maiores catástrofes potenciais que nos ameaçam, hoje em dia, resultam ambas da acumulação de compostos de carbono na atmosfera: o desaparecimento da camada de ozono deve-se essencialmente aos clorofluorcabonetos; o efeito estufa deve-se ao metano, aos clorofluorcarbonetos e, sobre tudo, ao dióxido de carbono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário